sexta-feira, 15 de novembro de 2013

Lições para Mamãe

Desde que eu estava grávida da Alice, eu tinha plena certeza e consciência de que muitas mudanças chegariam e minha vida nunca mais seria a mesma. Esse sentimento é normal, todos temos, quando esperamos nossos bebês. Eles vem (os bebês) para transformar a nossa vida e a de todos que nos cercam. O que eu não imaginava, era o quanto esse pingo de gente iria me ensinar, dia após dia.

Lição número 1: A primeira grande lição, aprendida na marra, foi a paciência. É incrível, descobri ser portadora de uma paciência enooorme quando se trata da Alice. Mas confesso que em todo o resto, não tenho muita não, aí o negócio é diferente, as coisas tem que acontecer, de preferência do meu jeito, quando eu quero, etc... (ok, trabalhando nisso também, pois qualquer ser humano sabe que não temos o controle total de nossa vida).

Lição número 2: Outra coisa muito importante, foi reconhecer a importância de respeitar o tempo de cada um. Entender que cada pessoa tem seu ritmo, seu desenvolvimento, e por mais que nossos filhos herdem algumas características nossas, eles são seres únicos, com seu próprio jeito de ser. As pessoas não são do jeito que nós queremos, elas são como são.

Lição número 3: Não temos o controle de tudo. Eu sempre fui controladora. Eu gosto da sensação (muitas vezes ilusória) de que tenho controle. Aceitar que nem tudo será como queremos, do jeito que planejamos é um exercício diário, às vezes pesaroso, mas essencial para nosso crescimento.

Lição número 4: O tempo e o amor resolvem tudo. Nada como um dia após o outro. Nada como encher o coração de amor quando tudo parece sem solução. Nada como transmitir esse amor pros nossos bebês. Eles sentem, entendem.

Lição número 5: Nossa fé deve ser inabalável. Nunca, jamais perder a fé e esperança. Coisas incríveis podem acontecer.

Lição número 6: Não julgar as atitudes de outras mães. Parei de olhar torto para aquelas cenas que julgamos inadmissíveis quando não temos filhos, como uma crise de birra, por exemplo. Agora sentindo na pele o que é educar uma criança, deixei de lado os julgamentos, pois cada um sabe a dor e delícia de ser mãe. E como pode ser cansativo, exaustivo às vezes, lidar com algumas situações depois de um dia inteiro de trabalho, quando estamos um verdadeiro trapo. 

Lição número 7: Humildade é tudo. Reconhecer os erros, aceitar sugestões, abrir mão de suas necessidades, recomeçar quantas vezes forem necessárias, tudo isso está incluso no pacote "aprendendo a ser mãe."

Lição número 8: Somos muito mais fortes do que sequer imaginamos. A vida e as circunstâncias nos obrigam a ser. Eu não tinha ideia da força que tinha até descobrir que era a única coisa que eu tinha, em alguns momentos. Ela surge não sei de onde, nem como, mas nos mantém em pé e ajuda a seguir a diante.

Lição número 9: Temos muito mais dos nossos pais do que imaginamos. E só quando temos filhos é que podemos entender as atitudes, decisões, que tantas vezes questionamos no passado. Além disso, precisamos dos nossos pais, da sua ajuda, seu apoio, conselhos e porque não, do seu colo.

Lição número 10: Eu aprendo muito, mas muito mais do que ensino. A Alice veio pra me trazer grandes aprendizados, veio para quebrar muitas das minhas "verdades e certezas absolutas", para abrir a minha cabeça, o meu coração, os meus olhos. Ela trouxe consigo muito amor, ela envolve as pessoas a sua volta com muito amor, carinho, simplicidade, e um riso fácil. Eu não tenho dúvidas que ela veio realmente para nos tornar pessoas melhores. 

Engana-se quem pensa que somente eu transmito conhecimento pra ela. Ela me ensina muito mais. É por ela e com ela que eu aprendo todo dia a ser mãe.




Te amo muito filha, obrigada por fazer parte das nossas vidas.

4 comentários:

  1. Concordo Sara. Realmente aprendemos muito como esses pimpolhos. Cada dia é uma nova experiência.

    ResponderExcluir
  2. Você sempre com lindas palavras, nos deixa sem saber o q dizer, mas com o coração cheio de amor e carinho !!! Lindas e muito sábias palavras !!! E essa foto de cs é incrivelmente linda, ela parece uma boneca !!!! bjssss

    ResponderExcluir