quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Alice e sua batalha com a Comida - Parte II

E a novela de fazer a Alice comer não acabou... ainda. Mas tenho grandes esperanças de que com as últimas medidas tomadas, as coisas melhorem e ela possa, recuperar um pouco de peso e chegar mais perto do que é ideal pra idade.

Pois bem, os médicos já me disseram diversas vezes que essa característica dela é decorrente da Microcefalia, que não devo me preocupar tanto e não há muito o que fazer. E é uma das minhas maiores dificuldades. Estamos sempre inventando um novo jeito de fazer ela comer, uma música, uma dança, usar um brinquedo, para distraí-la e fazer ela comer, às vezes sem perceber. E ela, obviamente, também está sempre inventando novas técnicas ninjas baby pra fugir das colheradas. Claro que isso não é o ideal, toda mamãe sabe que a hora da refeição deve ter o foco na comida, naquele momento. Mas, o desespero faz a gente tomar umas atitudes nem tão corretas às vezes, tudo pelo bem do nosso bebê. Afinal, pra que a Alice cresça, aprenda, evolua, ela precisa estar bem, a saúde é a base de tudo isso. Não que ela seja doente por ter baixo peso, muito pelo contrário, ela está ótima, muito ativa, dificilmente fica doente (e aqui ajudou muito o fato de termos tirado da creche temporariamente), mas precisamos aumentar esse peso pra se ela adoecer não ficar tão debilitada.

Na última consulta com o pediatra, ele finalmente (aleluia!) concordou em darmos estimulante de apetite. Nunca deixava, nem ele nem outros médicos que nos acompanham. Mas como não estávamos tendo progressos, ele teve que ceder ao apelo desesperado dessa mãe que vos escreve. Fora isso, procurei uma Nutricionista, que pediu pra incluir algumas coisas na alimentação dela, além de ter concordado com o estimulante e disse que poderíamos ter dado antes.

Alice aceita bem as frutas. Leite mama pouco. O difícil mesmo é dar salgado pra ela. Dou comida (ou pelo menos tento) de duas em duas horas.

O esquema agora é o seguinte: em todas as refeições dela, nós temos que acrescentar calorias. Deixamos a comida "bombada", sempre de forma saudável para que ela adquira o tipo certa de gordura, e não engorde por engordar. Os grãos devem estar presentes todos os dias, feijão, lentilha, grão de bico e ervilha. Além disso, acrescentamos fígado, ovo cozido, peixe e azeite de oliva, girassol ou canola sempre que o salgado tiver pronto, nunca em forma de fritura.
Nas porções de frutas, acrescentamos muita aveia, quinoa e no leite acrescentamos um suplemento, tudo com indicação médica e devidamente supervisionado e orientado. Já fazíamos tudo isso antes, mas agora tentaremos com alimentos, quantidades e porções diferentes. O que me deixou muito feliz, foi que a Nutri disse que o abacate é ESSENCIAL E FUNDAMENTAL no desenvolvimento e estimulação neurológica, e obaaaa a Alice come muito abacate desde que tem 5 meses.
Além de tudo isso, estamos dando um leite especial que é hipercalórico, indicado para crianças que tem essa dificuldade em ganhar peso. Esse leite, é muito caro, mas conseguimos, através de um pedido judicial, o fornecimento pela Prefeitura (essa questão merece um Post especial).

Também passamos a colocar ela conosco na mesa, mesmo que ela sempre almoça ou janta antes de nós, deixamos ela junto, e damos alguma coisa pra ela segurar e se lambuzar, (o preferido é brócolis). Isso pra estimular ela, e já criar uma noção de estarmos juntos nas refeições.

Já notamos que em uma semana os resultados começaram a aparecer. Ela já está mais animada pro salgado (até abre a boca!), melhorou as mamadas, e dar comida a ela tem sido cada vez mais agradável e menos estressante, pra mim e pra ela. Ufa. Mas a batalha não está vencida, pois algumas vezes, ela demonstrava alguma melhora e nos dias seguintes, voltávamos a estaca zero. Então estamos cautelosos com essa comemoração.

Imagem da Internet


Sonho da mamãe: Ver a Alice comendo bem, de tudo e com o peso normal. A gente chega lá né filhota? ;)


3 comentários:

  1. Ela vai ser mais saudável que qualquer outra criança, não fique se preocupando, logo logo, ela vai estar brincando pulando e correndo por ai junto com os cachorros de vocês e com os amiguinhos.

    ResponderExcluir
  2. A Alice é uma grande vencedora.
    Vovó ama muito você pituxinha linda.

    ResponderExcluir
  3. E vamos nas tentativas, né Sara?!? Sabe que deixar o Miguel, mesmo depois de já ter comido, conosco na mesa tem feito com que ele coma uma pouquinho mais?!? Ufaaa. Alívio nosso, né?!? Que bom que você gostou da nutricionista, acho que vou procurar uma também. E estou muito feliz em saber que você conseguiu o leite. Aguardando mais novidades. Bjs para vcs.

    ResponderExcluir