sexta-feira, 13 de setembro de 2013

Alice no CAESP/ APAE

Hoje pela manhã, Mamãe, Papai e Alice foram até o CAESP/APAE para fazermos uma entrevista. Conversamos com Assistente Social e Psicólogo. O atendimento foi bem direcionado a nós, os pais.

Ficamos muito impressionados com a estrutura do local. Lá a Alice poderá fazer acompanhamentos com profissionais como Fisioterapeuta, Fonoaudióloga, Terapeuta Ocupacional, Psicopedagoga, etc, tudo conforme a necessidade for aparecendo. A princípio fará Fisioterapia e Fono. A avaliação com esses profissionais acontecerá daqui a 15 dias, para identificarem as necessidades e iniciar as estimulações.

Entenda um pouco sobre a Instituição:

" A APAE é uma organização não governamental, de assistência social, mantenedora do Centro de Atendimento Educacional Especializado em Educação Especial - CAESP que tem como missão oportunizar o desenvolvimento integral da pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla (intelectual associada com deficiência física e /ou sensorial), lutar pela garantia de seus direitos, prestar apoio às famílias, atuar na prevenção de deficiências."

 "O Serviço de Estimulação Essencial do CAESP/ APAE de Jaraguá do Sul atende crianças na faixa etária entre zero e três anos e onze meses de idade que apresentam riscos (prematuridade, baixo peso, entre outros) e/ou atraso no desenvolvimento global.
Todas as crianças inicialmente passam pela equipe da avaliação desta instituição com o objetivo de detectar as dificuldades e potencialidades das mesmas em relação aos diversos aspectos do desenvolvimento e assim direcionar o plano de atendimento.
     Este atendimento é de fundamental importância, possibilitando também dar suporte à criança no seu processo inicial de intercâmbio com o meio, pois é durante este período que ela organiza a informação obtida, através dos sentidos e desenvolve respostas aos estímulos ambientais.
( Fonte: jaraguadosul.apaebrasil.org.br)





Mas por que procuramos o CAESP/ APAE?

A Alice já fazia a fisioterapia e agora com um ano iríamos iniciar a fono. Estávamos fazendo tudo pelo plano, mas tivemos grandes dificuldades para encontrar profissionais especializados com bebês e principalmente na área da neurologia. Achamos os estímulos um pouco "fracos", e muito básicos. Lembrando que as pessoas que nos atenderam, foram queridas e atenciosas demais, mas sentimos a falta de preparo mais específico.
Eu não fazia ideia de que a Alice poderia fazer esses acompanhamentos no CAESP, os médicos não falaram, e acabamos sabendo por outras pessoas, e foi onde resolvemos procurar a instituição. 

Esperamos 40 dias por essa entrevista, pois quando eles voltaram de férias em agosto, a procura foi muito grande. Mas valeu a pena confiar e esperar.
Estamos muito otimistas e confiantes, pois lá os profissionais são totalmente especializados para vários casos e necessidades. Conhecemos a estrutura e alguns profissionais e gostamos muito! Acreditamos que o progresso da Alice será muito maior, e nós seremos muito orientados também. Atualmente estávamos buscando tudo sozinhos, e tínhamos muitas dúvidas. Hoje ficamos com uma sensação de alívio, de saber que agora estamos no caminho certo, de que encontramos o lugar e pessoas certas.

Se a Alice já reagiu bem antes, imagina como será agora, com os estímulos bem direcionados as dificuldades dela!

Quando me orientaram procurar o CAESP, minha primeira reação foi: Será? A APAE? Mas mais uma vez, pude ver que o preconceito e a falta de informação podem nos privar de conhecermos e entendermos alternativas maravilhosas! E como é importante, que trabalho lindo eles realizam lá!! Muito completo, específico, com pessoas muito humanas, atenciosas, enfim, o local que por tanto tempo nós procurávamos!

Não tirei nenhuma foto, nem sei se pode. Mas gostamos muito mesmo, de tudo. Estamos bem empolgados e contentes. Agora é só aguardar mais um pouquinho para podermos presenciar  e nos alegrar muito com as superações da nossa Borboletinha...

6 comentários:

  1. Que alegria !!!! Tudo vai se encaixar, vai dar tudo certo!!! Bjs querida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vai sim Cy, se Deus quiser, e temos muita fé que Ele quer!!
      Beijos e mil vezes obrigada pelo apoio de sempre.
      Beijão

      Excluir
  2. Sara que maravilha... hoje não estou trabalhando na apae, mas trabalhei por 6 anos e realmente amoooo essa instituição.
    Com certeza alice terá um ótimo atendimento, com os melhores profissionais, você receberá as melhores instruções.

    E pra quem não conhece a instituição, agende uma visita, e quebre o preconceito que tem embutido em pensamento e atitude, pois os educandos que lá estão o que menos precisam é de preconceito e de sentimento de pena... Só Precisam Ser Aceitos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim Tati... eu senti muita segurança e confiança nos profissionais que conhecemos. E como eu disse, creio que seja o lugar que eu estava procurando, acredito que será ótimo pra ela!!
      Agora é só aguardar a avaliação e torcer pra dar tudo certo.
      Beijo!

      Excluir
  3. Que ótima notícia Sara!!! Eu fico feliz em saber e tenho certeza com o atendimento mais específico a Alice fará deliciosas surpresas!!!
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Maria.. lembra que eu tinha falado da dificuldade de achar profissional nessa área neurológica né? Pois é, lá acho que será o local certo! Senti que vou poder dividir essa "carga" e saber que estarão trabalhando bem especificamente no caso dela, e eles irão me orientar muito também!
      Beijo grande!

      Excluir